5 livros reportagens pra você ter na estante

Livro Reportagem

Na semana em que se comemora o Dia do Jornalista – 7 de abril, trouxemos sugestões de bons livros reportagens que não podem faltar na sua lista:

440718

1. O Reino e o Poder, Uma História do New York Times – Gay Talese

Talese expõe a filosofia e os princípios editoriais do Times, descreve as mudanças que o jornal sofreu ao longo de mais de um século de existência, identifica suas contradições, analisa a atuação de suas figuras-chave e destaca suas relações (às vezes incestuosas) com o poder político. Também reconstitui reportagens de impacto, como os primeiros relatos do bombardeio americano sobre a população civil do Vietnã do Norte, decisivos para a mudança da opinião pública sobre a guerra.Companhia das Letras.

gomorra112. Gomorra, A história real de um jornalista infiltrado na máfia napolitana – Roberto Saviano

O jornalista Roberto Saviano – que encontra-se sob proteção policial por estar ameaçado de morte pela Camorra – se infiltrou em setores camorristas para descobrir as artérias do funcionamento da máfia napolitana. Saviano ficou enclausurado por vários meses por conta das denúncias reveladas no livro-reportagem ‘Gomorra’. Editora Bertrand Brasil.

.

.

tumblr_m5qcwuwfl61qdpkq5o1_4003. Hiroshima – John Hersey

A mais importante reportagem do século XX – um retrato de seis sobreviventes da bomba atômica escrito um ano depois da explosão. Quarenta anos mais tarde, o repórter reencontra seus entrevistados.Hiroshima permitiu que o mundo tomasse consciência do catastrófico poder de destruição das armas nucleares. Companhia das Letras.

.

.

images4. O fim da guerra, A maconha e a criação de um novo sistema para lidar com as drogas – Denis Russo Burgierman

O planeta tem cerca de 210 milhões de usuários de drogas ilícitas – dos quais 165 milhões usam somente maconha. Nesta obra, o autor percorre o mundo para conhecer as políticas de combate à canábis. A Denise já publicou a resenha d’O fim da guerra (clique aqui), vale a pena ler! Editora Leya Brasil.

.

.

images-(1)5. Abusado, O dono do morro Dona Marta – Caco Barcellos

O livro é uma lição sobre a lógica, os meandros e o ‘modus operandi’ das corporações criminosas que comandam o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no Estado. Através da história de Juliano VP temos um retrato da ocupação do morro pelo Comando Vermelho e da implantação de sua disciplina. Mas não é apenas um livro sobre a história do tráfico. Juliano é um personagem fascinante, um criminoso com refinado gosto literário, preocupado com o destino da comunidade favelada do Rio de Janeiro e cujos contatos iam dos violentos chefes do CV até importantes intelectuais cariocas. Editora Record.

Anúncios

2 respostas em “5 livros reportagens pra você ter na estante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s